domingo, 6 de novembro de 2011

A Ponte

TURMA DO EDUCCARE 2011

Há dez meses foram escolhidos os participantes, montadas as duplas e sorteados os 15 temas que seriam alvo dos trabalhos de cada conjunto Química/Alimentos.
Iniciamos então a travessia da ponte, tendo como objetivo chegar do outro lado melhor preparados e mais confiantes para enfrentar a grande viagem da vida. Durante a travessia sofremos algumas quedas, escorregões e tropeços que causaram pequenas escoriações e que foram devidamente curadas e permitiram que chegássemos hoje, a fronteira do desconhecido.
Nós, facilitadores, temos que retornar a cabeceira da ponte, pois outros jovens lá nos esperam para iniciar nova travessia.
Vocês agora seguirão sozinhos e terão, não mais 15, mas milhares de temas, representados por caminhos que deverão escolher. Na saída da ponte há inúmeras alternativas e cada um escolherá individualmente aquela que quiser seguir. A escolha inicial não é fácil e na trajetória encontrarão flores, espinhos, subidas íngremes, quedas súbitas, vales e até caminhos sem saída que poderão obrigar o retorno ao ponto de partida. Para a escolha do caminho, bem como, na trajetória, é muito salutar usar a razão e a emoção em doses adequadas procurando balancear ambas, não se deixando levar demais por nenhuma delas. É importante tentar enxergar, ou melhor, tentar imaginar o futuro para nortear as ações do presente. Se, porventura, o caminho escolhido mostrar obstáculos intransponíveis ou não se mostrar suficientemente agradável e desafiador, nunca é tarde para encontrar um atalho para outro destino. Aliás deve-se aproveitar a juventude, a jovialidade e o aprendizado para correr riscos e tentar encontrar o caminho certo para uma vida mais feliz. Que fique claro que a felicidade não é plena e infinita, mas sim momentos, que podem ser maiores ou menores e que dependem quase exclusivamente de nós, pois só nós sabemos, o que nos faz felizes.
Pronto!! Iniciem a vida e desejamos a cada um de vocês muito sucesso, sabendo que terão trabalho árduo para atingir suas metas, pois embora tenham demonstrado muito talento no decorrer da travessia, agora será necessário grande esforço e dedicação a sua maior causa, que são vocês mesmos.
CARPE DIEM

Postagem enviada pelo facilitador Arnaldo Joaquim Ferreira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário