terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mudar para Crescer e Perpetuar

O Mudar para Crescer, é mais que uma frase, e é um desafio de superação e inovação. Há alguns anos atrás, se decretou que o padrão do mundo em desenvolvimento e globalizado era a mudança, palavra que para muitos significava e significa muito esforço. 
Alguns autores, como o estudioso do comportamento humano Daniel Kahneman, em seu livro "Rápido e Devagar", disserta sobre as dificuldades do cérebro, quando tem que raciocinar ao invés de discernir intuitivamente, criando muitas vezes uma saída, um escape, para não ter que usar a cognição, uma vez que esse processo, cansa, aumenta o batimento cardíaco, dilata a pupila, enfim, tira o cérebro de uma área de conforto, onde as sinapses já estão estabelecidas. Esse processo de ruptura do mindset, angustia, cria incertezas, enfim, sempre vem junto com algum sofrimento.
Qualquer empreendimento e organização precisa para se perpetuar mudar, e mudar sempre sem perder o foco naquilo que representa a sua essência, a sua crença.
Alguns executivos algumas vezes não percebem que estão usando um mesmo discurso e ações que serviram para outros eventos, mas que para o evento atual não são tão eficazes. O que devemos fazer?

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Mudar para Crescer

Mudar para crescer foi a frase de efeito que usei quando iniciamos o programa de formação de lideranças na Unidade Química onde fui gerente de 2001 a 2005. Essa frase representava na época tudo aquilo que fosse diferente, inovador e que rompesse com o imobilismo e com o "mindset" dos profissionais que estavam acostumados com a pratica das mesmas ações, sempre tendo os mesmos resultados.
Nessa época, contrariando o modelo que chamo de "fazeção" que cultuei durante muitos anos, fizemos um planejamento de cinco anos para todas as ações do nosso primeiro Planejamento Estratégico dentro do BSC.
Essa iniciativa, a principio, contrariou muitos interesses dos profissionais de várias áreas que estavam acostumados a fazer muita coisa, trabalhando sempre sob demanda e reativamente. Parecia para eles, que o planejamento fosse tornar tudo muito burocrático. A manutenção corretiva em equipamentos, por exemplo, parecia paras eles uma sina, um destino inevitável, que fazia parte da vida de todos eles.
No Mudar para Crescer tudo isso mudou!